terça-feira, 30 de outubro de 2007

Memórias

Não sou, por natureza, muito nostálgica. Relembro com frequência momentos felizes da minha infância e adolescência, mas não tenho aquele sentimento de “quem me dera voltar a trás”, até porque relembro também os momentos menos felizes…!
Hoje, enquanto aguardava na estação do metro, passou por mim um homem com um livro na mão (que me pareceu ser um manual escolar); recordei os meus tempos de escola, as expectativas do início do ano escolar, o cheiro dos livros novos, o cuidado ao abri-los para não deixar, desde logo, marcas e vincos.
O metro chegou, entrei, peguei no jornal e passei os olhos pelas noticias de hoje …
Texto: CF

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Os tempos emergem

2007 … Outubro … 25 … 10:30h.
M80 … e …Enigma!
Tal vídeo… recuo.
Recuo até 1992, dia de estágio na Eniesse – Tecnologias de Informação, S.A..
Na sala de reuniões do primeiro andar à qual se acedia por um lance de escadas alcatifadas, apetrechava a mesa com garrafas de água individuais, os guardanapos e os respectivos copos (anteriormente limpos de quaisquer manchinhas existentes!) simetricamente alinhados com as cadeiras, quando fui interrompida pela Marta (outra estagiária):
“-Susana, tens uma chamada. Vou passar para a sala do lado que é mais sossegada!”
Após o meu agradecimento, atendo o telefone.
Na estação de rádio sintonizada passa: Enigma…
SR

Os tempos Mudam

Há algum tempo li um texto que se intitulava "Nascidos antes de 1986", onde se pretendia dar a conhecer às novas gerações os comportamentos das gerações de 60, 70 e inicio de 80, comportamentos aos quais, se tivéssemos que nos regular pelos padrões da actualidade, não teríamos "sobrevivido" (obviamente isto é um exagero, mas demonstra como os tempos mudaram em apenas duas décadas).
Lia-se por exemplo que quando pequenos, "roía-mos as nossas caminhas de bebé que eram pintadas com tinta à base de chumbo, (...) Bebíamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem (...) Não tínhamos Play Station, X Box. Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis, computadores, DVD, Chat na Internet(...) Jogávamos ao elástico ... e à bola ... ! Caíamos das árvores, cortava-mo-nos,...".
Além de tudo isto, ainda descobríamos atalhos para encurtar o caminho para a escola. Íamos a pé, sozinhos ou com outros colegas. Os pais, esses, já tinham ido trabalhar e ao sair deixavam o conselho: "tem cuidado, toma atenção ... não fales com estranhos" e pronto! Colocávamos a pasta às costas ou simplesmente levávamos os livros e cadernos na mão e lá íamos nós felizes e contentes.
Não havia telemóveis, mas os nossos pais sabiam os nossos horários e tinham "espiões" que os mantinham informados sobre se tínhamos regressado a casa logo após as aulas, se tínhamos demorado mais que o normal, se tínhamos ido para casa de algum outro colega...
A verdade é que os tempos mudaram, os perigos da sociedade moderna são reais e não se pode descurar a protecção das novas gerações!
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança...."

Texto: CF

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Momentos doces

Ontem, enquanto aguardava pela minha vez, na caixa do supermercado, distraí-me a olhar para o expositor que ali estava colocado, onde podiamos encontrar chicletes das várias marcas e sabores. Depois de, com o olhar, ter vasculhado todas as caixinhas, desviei a atenção para o expositor contrário e foi então que vi - Sugus.
Logo me vieram memórias de tempos idos. Quando era míuda (aí pelos meus 10 ou 12 anos), o meu Pai saía para tomar o café depois de jantar e quando regressava, no bolso do casaco trazia Sugus, para mim e para a minha irmã.
Ontem voltei a ter 12 anos, a diferença foi que quem comprou os Sugus fui eu... e fiz uma doce viagem ... até casa.

Texto: CF

domingo, 21 de outubro de 2007

Presidents of USA - Video Killed The Radio Star

Cake - I will survive

se não quiserem que eu coloque mais pérolas destas, é só avisar!
Dr

Sean Kingston - Beautiful Girl

Hot Stuff - Craig David

Eu, DR, comprometo-me a anunciar aqui todas as novas versões que se fazem de músicas dos anos 80 e não só!
Esperem para ver...

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Verão Azul

Forever Young

Recordar é viver!

Os anos 80 estão na moda, desde as séries de TV às novas versões das músicas daquela década, dos 3 Dukes ao José Cid tudo se volta a vender... Mas ainda não tinha chegado este boom comercial já os anos 80 e as recordações da geração dos sobreviventes era o nosso tema preferido. Eu confesso-me um nostálgico destes tempos, porque tudo ou quase tudo daquela época recorda-me tempos em que os dias passavam devagar e fáceis de saborear.
Concordo com os que dizem que foi uma época de má qualidade no que se fazia, nomeadamente nas músicas, filmes e séries, mas foi a época em que eu vivi e são as cenas do Dodge Charger a saltar o rio e os antigos e básicos jogos de computador que nos lembram aqueles que foram provavelmente os melhores anos das nossas vidas.
Texto: SB

Vai no Batalha

Durante muito tempo foi no Batalha e na Sala Bébé e foi também no Águia D'Ouro, no Trindade, no Passos Manuel, no Foco, no Pedro Cem, no Lumiére ... que nos deixamos envolver pela magia do cinema. Agora, são as dezenas de salas com som Dolby Digital, que nos Shoppings nos "oferecem" filmes sem conta, semana após semana!

Texto: CF






quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Nostalgia

As folhas caem das árvores, como em todos os outonos de todos os anos. Fica-me a nostalgia do verão que passou, das idas à praia, dos banhos de mar, de ler um livro numa esplanada, de ficar na conversa até tarde abraçada pelo calor da noite ou de simplesmente, ao final do dia, olhar o mar, descansando o espirito atormentado por um dia de trabalho.

Texto: CF, Foto: FL