Vejo os miúdos de agora a empanturrarem-se, nos intervalos das aulas, de bolachas, bolos, bebidas gaseificadas; ao almoço juntam-se em bandos e encomendam pizza, que lhes é entregue junto ao portão da escola e que ficam a comer no átrio dos prédios vizinhos.
No meu tempo, levava o lanche de casa e se tivesse que almoçar na escola, comia na cantina. Raramente levava uma moeda de 20 escudos no bolso e quando assim era no final das aulas, passava pela confeitaria e comprava uma "Broínha de Mel" que comia pelo caminho ou guardava para comer em casa, ao lanche. Às vezes comprava duas para comermos (eu e a minha irmã) ao lanche.
Um destes dias, comi uma "broínha de mel", saboreei; a minha memória foi invadida pelas lembranças de outrora: o caminho de regresso a casa com os colegas, os cheiros, os sons e o paladar....
No verão, as "Broínhas de Mel" eram relegadas para segundo plano e os gelados tomavam o seu lugar. No meu tempo de escola, os gelados da moda eram o "Dedo", o "Pé" (gelados de gelo, com sabor a morango) e como não podia deixar de ser os cremosos "Super Max" e "Perna de Pau", tudo da "Olá", claro está!
Mas havia também os gelados da "Padouro" que vinham em embalagens originais e da moda ou não fossem elas as cabeças dos bonecos da famosa série "Dartacão e os três Moscãoteiros" e podíamos optar por uma das embalagem ao dipôr: Dartacão, Aramis, Atos e Portos, com gelado de baunilha, morango e outros....
Texto: CF
Sem comentários:
Enviar um comentário